A universalidade da obra de Gilvan Lemos
Resumo
RESUMO Analisa o conjunto da obra ficcional de Gilvan Lemos começando por expor, muito sinteticamente, a ação de cada romance, novela e conto até agora publicados pelo escritor pernambucano. Chama a atenção para a idéia de movimento que marca alguns dos seus textos e os planos cinematográficos dos seus cenários ou do espaço em que decorre a ação. Analisa, a perspectiva cronológica predominante no trabalho do ficcionista e o ponto de vista ou focalização das narrativas, para passar ao estudo da construção e caracterização das personagens, aspectos que apontam, juntamente com o tema, como "o forte do ficcionista". Nos temas, como em certa problemática marcante em algumas personagens, acentua os motivos ou tópicos do tempus fugit e do carpe diem. Dá ênfase, também, a aspectos políticos-sociais presentes em alguns romances, como O anjo do quarto dia e Os pardais estão voltando e nos contos de Os que se foram lutando. ABSTRACT The Universality of Gilvan Lemos. v. 22, n. 1, p. 81-108, jan./jun. 1994. Analyses the set of Gilvan Lemos fiction works, begining with the description, very shortly, of the action of each novel, novella, and short story by that writer. Calls attention to the idea of movement that marks some of his texts, as well as to the movie plan of some of his novels scenaries or of the space in which the action takes place. Analyses the prevailing chronological perspective in Lemos’work and the point of view of the narrative. Studies the construction and the design of the characters, which, along with the theme, are the strong features of the fictionist. In the themes as well as in certain remarkable ptoblematic features of the caracters, stresses the motives or topics of the tempus fugit and the carpem diem. Emphasizes, also, the social and political aspects in Lemos’novels; such as The Angel of the Fourth Day and The Sparrow are coming back, as well as in the short stories of Those who went away fighting. RÉSUMÉ L’universalité de l’oeuvre de Gilvan Lemos. v. 22, n. 1, p. 81-108, jan./jun. 1994. Tout en analysant l’ensemble de l’oeuvre de Gilvan Lemos et en exposant de manière synthétique l’action de chaque roman, de chaque nouvelle ou de chaque conte publiés par l’écrivain, l’auteur appelle l’attention des lecteurs sur l’idée de mouvement qui marque quelques-uns de ses textes, tenant compte des plans cinématographiques, des scénarios ou de l’espace où se déroule l’action. Il étudie également la perspective chronologique du travail de l’écrivain et insiste sur la question de la narrative. Il passe ensuite à l’étude de la construction et de la caratérisation des personnages, et accentue les motifs ou les topiques du tempus fugit et du carpe diem. Il se penche aussi sur les aspects politiques et sociaux en certains romans, comme O anjo do quarto dia e Os pardais estão voltando, et dans les contes de Os que se foram lutando.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2011-06-29
Como Citar
Silverman, M. (2011). A universalidade da obra de Gilvan Lemos. Ciência & Trópico, 22(1). Recuperado de https://periodicos.fundaj.gov.br/CIC/article/view/555
Edição
Seção
ARTIGOS