Sincretismo religioso africano e brasileiro: notas de uma viagem ao Togo e ao Benin

Autores

  • Sebastião Heber Vieira Costa

Resumo

RESUMO Um estudo comparativo do sincretismo religioso brasileiro com o africano resulta de anotações e pesquisas feitas durante uma viagem ao Togo e ao Benim. São relatadas as experiências e entrevistas efetuadas no local com os monges e missionários africanos. Através desses relatos se descobre as particularidades da religião africana, pois eles viveram e sentiram na pele essa experiência social e religiosa. Uma das coisas mais importantes para a comunidade africana é a “iniciação” ao culto. Existe um culto especial a uma divindade das águas chamada Mami-Watá, onde, provavelmente, se encontra a origem da nossa Iemanjá. Também se fala em Pythom, a divindade serpente, assim considerada devido aos serviços prestados ao homem. A caça é considerada um ritual sagrado, e há regras estritas para ela. Os funerais são um acontecimento importante para a vida africana. Existe todo um ritual tanto católico, como do culto vodu, para a cerimônia do enterro. Para o africano, a religião e o cultural vêm extremamente unidos, e é muito difícil separá-los. O problema do sincretismo religioso é um desafio para a Igreja, na África e no Brasil. ABSTRACT African and Brazilian religious sincretism: notes on journey to Togo and to Benin. v. 14, n. 2, p. 123-132, jul/dez. 1986. A comparative study of the Brazilian religious syncretism with the African one results in notes and researches undertaken during a trip to Togo and Benin. Experiences and local interviews with the Friars and African missionaires are related. Through these reports, particularities of the African religion are discovered, since the missionaires have lived the social and religious experience. The “initiation” to the cult, is one of the most important things to the African community. The origin of our Iemanjá is probably in the special cult to the waters divinity, called Mami-Watá. Pythom the snake divinity is also refered. Hunting is considered a sacred ritual and there are strict rules for it. Funerals are an important event for the African life. There is both a Catholic and vodu cult for the burial cerimony. The religion and the cultural aspect for the African people are extremely joined and it is very difficult to separate them. The religious syncretism problem is a challenge for the Church in Africa and Brazil. RÉSUMÉ Syncrétisme religieux africain et brésilien: des notes d’un voyage au Togo et au Bénin. v. 14, n. 2, p.123-132, jul/dez. 1986. Résultat des annotations et des recherches réalisées lors d’un voyage au Togo et au Bénin, ce livre est une étude comparée sur le syncrétisme religieux brésilien et africain. Les expériences sociales et religieuses et les entrevues réalisées avec les moines et les missionnaires africains y sont décrites. A travers ces récits, on découvre les particularités de la religion africaine, car ils ont vécu et senti dans la peau cette expérience sociale et religieuse. L’iniciation au culte est un des aspects les plus importants pour la communauté africaine. Il existe un culte spécial à une divinité des eaux appelée Mami-Watá, où se trouve probablement l’origine de notre Iemanjá. On parle aussi de Pythom, la divinité serpent, connue par les services prêtés à l’homme. La chasse est considérée un rituel sacré, avec ses régles très rigoureuses. Les funérailles sont des événements importants dans la vie africaine. Un rituel catholique et un autre “vodu” participent des funérailles. Pour l’africain, la religion et le culturel tiennent une place importante dans la vie et apparaissent très liès, il est difficile de les séparer. Le problème du syncrétisme religieux est un défi pour l’Eglise en Afrique et au Brésil.

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Como Citar

Costa, S. H. V. (2011). Sincretismo religioso africano e brasileiro: notas de uma viagem ao Togo e ao Benin. Ciência & Trópico, 14(2). Recuperado de https://periodicos.fundaj.gov.br/CIC/article/view/392

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ARTIGOS