Urupês e o sertanejo brasileiro
Resumo
RESUMO Reproduzido com atualização ortográfica, do livro O Suave convívio, ensaios críticos. Houve quem afirmasse que a atual nova geração intelectual brasileira, é uma geração de pensadores. Esta vem preocupada de modo sério com a vida, no sentido mais largo da expressão. O pensador de hoje, não pode e nem deve perder-se em labor penoso para atingir a perfeição ou o pitoresco da expressão. Leônidas de Loyola, é mais um pensador a acrescentar à nova geração. Levanta um protesto ardoroso contra a aceitação deplorável por parte do público brasileiro do personagem Jeca-Tatu, traçado pelo escritor paulista Monteiro Lobato. Apesar das suas citações numerosas, fala muito, por conta própria. Este combate que Leônidas de Loyola move ao tipo de sertanejo brasileiro que Lobato criou, é pois ainda legítimo e incontestavelmente meritório. Seus conhecimentos já consideráveis da sociologia e história brasileira, permitem-lhe formular conceitos firmes. O autor quase nega o mérito artístico literário de Urupês – Esse mérito foi reconhecido até pelos mais ardorosos contraditores do contista paulista – mas o que escreve o pensador, é de plena e inteira boa fé e com intenção edificante. ABSTRACT Urupês and the Brasilian Sertenajo. v. 9, n. 2, p. 183-185, jul./dez. 1981. An up to date orthographic reproduction of the book. O Suave convívio, ensaios críticos. It was affirmed that the present new Brazilian intellectual generation is a generation of thinkers. They are seriously worried about life, in the greater sense of the expression. The present thinker can’t and mustn’t lose himself in hard work in order to reach perfection or the picturesque aspect of the expression. Leônidas de Loyola, is another thinker to add to the new generation. He protests ardently against the deplorable acceptance of the Brazilian public in relation to the personage Jeca-Tatu created by Monteiro Lobato the writer from S.Paulo. Notwithstanding his several citations, he speaks by himself. Leônidas de Loyola´s point of view in relation to the Brazilian “sertanejo”* that Monteiro Lobato created is still true and full of merit. His deep knowledge about sociology and Brazilian history, allows him to formulate firm concepts. The author almost denies the literary and artistic merit of Urupês. This merit was recognized even by the most enthusiastic opponents of the writer from São Paulo – but what the thinker writes is of good faith and with an intention of building up a model. *Sertanejo – man from the country side. RÉSUMÉ Urupês, un sertanejo brésilien. v. 9, n. 2, p. 183-185, jul./dez. 1981. Reproduit avec la réforme orthographique du livre Douce convivence Essais et Crítiques. Quelqu’un a dit que la génération brésilienne intelectuelle actuelle est une génération de penseurs. Elle est préoccupée de façon sérieuse sur la vie dans le plus vaste sens de l’expression. Le penseur d’aujourd hui ne peut et ne doit pas se perdre dans le travail pour atteindre la perfection ou le pittoresque d’expression. Leônidas de Loyola est un penseur de plus qu’on doit ajouter à la nouvelle géneration. ll proteste de façon véhémente contre l’acceptation déplorable par le publique brésilien, du personnage Jeca-Tatu, ébauché par l’écrivain pauliste, Monteiro Lobato. Malgré ses nombreuses citations, il parle beaucoup pour son propre compte. Ce combat que Leônidas de Loyola engaje contre le type du sertanejo brésilien que Lobato a créé est encore légitimement et incontestablement louable. La connaisance de la société et de l’histoire brésilienne dès lors, lui ont permis de formuler des concepts solides. L’auteur nie presque le mérite littéraire de Urupês. Ce mérite a eté reconnu même par les adversaires de l’écrivain pauliste les plus enflammés mais ce que le penseur écrit est de pleine et entière bonne foi et a une intention édifiante.Downloads
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Como Citar
Muricy, A. (2011). Urupês e o sertanejo brasileiro. Ciência & Trópico, 9(2). Recuperado de https://periodicos.fundaj.gov.br/CIC/article/view/268
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ARTIGOS