A Study on the impact of digital marketing on export growth

Autores

  • Abdul Moiz Sarwari VNSGU
  • Juma Rasuli UEPB

DOI:

https://doi.org/10.33148/CETROPv48n2(2024)2338

Resumo

O principal objetivo do marketing é ajudar empresas a aumentar o seu desempenho, colocando seus bens e serviços à disposição dos clientes. Atualmente, empresas competem intensamente entre si para se expandirem e garantirem sua existência a longo prazo no mercado. De acordo com o estudo de Ayyagari, Beck e Demirgüç (2007), a expansão das empresas é crucial para a economia de cada nação como um todo, pelo que devem ser levados em conta também fatores motivacionais adicionais. O recrutamento e a fidelização de clientes são essenciais para muitas empresas afegãs que exportam mercadorias para a Índia. Consequentemente, para atrair clientes em toda a Índia, incluindo nas zonas rurais, as empresas devem ter um objetivo e uma estratégia de marketing claros. Os comerciantes afegãos sempre se basearam no marketing boca-a-boca para divulgar seus produtos e serviços. O paradigma do marketing mudou, deixando de ser o fornecimento de conectividade e passando a ser a venda de mercadorias, à medida que o marketing digital ganhou proeminência. As melhorias tecnológicas, os novos canais de marketing e a mudança em curso no ambiente midiático contribuíram para esta transformação (Bhattacharya e Bolton, 2000). O objetivo deste estudo é determinar o efeito do marketing digital no crescimento das exportações do Afeganistão para a Índia. Criamos o modelo de regressão linear simples para compreender melhor como o marketing digital afeta o crescimento das exportações e as vendas. Os dados, tanto a nível quantitativo como qualitativo, foram recolhidos através de um questionário semi-estruturado e a dimensão da amostra foi de 60 comerciantes.

Palavras-chave: Marketing digital. Estratégia de marketing. Taxa de crescimento das exportações. Aumento das vendas. Experiências da empresa. Fatores.

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Biografia do Autor

Abdul Moiz Sarwari, VNSGU

Ph.D scholar in Management Department at VNSGU, Surat, India.

Juma Rasuli, UEPB

Visiting Professor in International Relation Department, NEPDA at UEPB, CAPES.

Former, Assistant Professor in Economics Faculty at Bamyan University, Afghanistan.

Ph.D, from Veer Narmad South Gujarat University.

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Publicado

2024-12-06

Como Citar

Moiz Sarwari, A., & Rasuli, J. . (2024). A Study on the impact of digital marketing on export growth. Ciência & Trópico, 48(2). https://doi.org/10.33148/CETROPv48n2(2024)2338

Edição

Seção

ARTIGOS