Os livros didáticos de História Natural e Biologia Geral no Curso Complementar do Ensino Secundário em Pernambuco

Autores

  • Gilmar Beserra de Farias UFPE

DOI:

https://doi.org/10.33148/CETROPv48n2(2024)2309

Resumo

O livro didático é um material que pode ser utilizado como fonte documental por ser um importante meio de estabelecer uma disciplina escolar. O objetivo deste estudo foi o de analisar os livros didáticos de História Natural e Biologia Geral de Valdemar de Oliveira publicados em 1938. Foi realizada uma pesquisa documental para examinar a materialidade e os traços morfológicos e estilísticos em dois livros didáticos a partir das seguintes categorias de análise: a) marcas textuais b) técnicas de organização e condensação do texto, c) concretização dos conteúdos e d) exercícios. Os resultados indicaram que os conhecimentos da ciência de referência foram didatizados nos livros por meio de textos marcados em negrito, excessivamente eruditos, com analogias que facilitavam a compreensão das formas e das funções, sinopses que condessavam e selecionavam o que era mais importante memorizar, imagens que ajudavam na compreensão dos conceitos e experimentos que não permitiam que os alunos extraíssem qualidades dos objetos como um exercício de abstração.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gilmar Beserra de Farias, UFPE

Doutor em Educação pela UFPE (2020). Docente do quadro permanente do Centro Acadêmico de Vitória (CAV), Núcleo de Biologia, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Downloads

Publicado

2024-12-06

Como Citar

Farias, G. B. de. (2024). Os livros didáticos de História Natural e Biologia Geral no Curso Complementar do Ensino Secundário em Pernambuco. Ciência & Trópico, 48(2). https://doi.org/10.33148/CETROPv48n2(2024)2309

Edição

Seção

ARTIGOS