Preservação do Patrimônio Artístico:

o Acervo de Videoarte da Fundação Joaquim Nabuco

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33148/CETROPv48n1(2024)2283

Resumo

A videoarte surgiu a partir da década de 1960, trazendo consigo diversas discussões e rupturas em relação à visão de arte da época. Configura-se, desde seu surgimento, como uma das vertentes de arte contemporânea, tornando-se importante dentro do contexto artístico atual. Sua importância enquanto  produção artística transfere igual relevância a todas as informações e acervos sobre sua historicidade e desenrolar ao longo do tempo. Tendo isso em vista, este artigo tem como objetivo refletir sobre a constituição do Acervo de Videoarte da Fundação Joaquim Nabuco (Recife - PE) e sua pertinência enquanto promotor de arte e enquanto preservação do patrimônio artístico. Para isso, realizou-se uma pesquisa bibliográfica e documental, utilizando notícias publicadas em jornais e documentos institucionais, em vista de organizar o maior número possível de informações sobre o acervo que configura-se como um dos maiores da América Latina.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Niara Mackert Pascoal, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Mestra em Artes Visuais pela Universidade Federal de Pernambuco, na linha de pesquisa Processos Educacionais em Artes Visuais, com uma pesquisa na área de Arte/educação e Criativdade (2020-2022). Licenciada em Artes Visuais pela mesma instituição (2015-2018). Tem experiência em espaços de ensino não-formal, Arte/educação, Artes Visuais e processo criativo, educação infantil, produção e promoção de eventos culturais. Como artista, produz a partir da fotografia e videoarte/videoperformance, tendo participado de diversas exposições coletivas nos últimos anos. Tem como interesses de pesquisa os proessos criativos em Artes Visuais, Arte/educação infantil, arte e sustentabilidade e acessibilidade nas artes.

Downloads

Publicado

2024-06-26

Como Citar

Mackert Pascoal, N. (2024). Preservação do Patrimônio Artístico: : o Acervo de Videoarte da Fundação Joaquim Nabuco. Ciência & Trópico, 48(1). https://doi.org/10.33148/CETROPv48n1(2024)2283

Edição

Seção

ARTIGOS