A Evolução Recente da Inteligência Artificial

implicações trabalhistas, sociais e regulatórias

Autores

  • José Paulo Zeetano Chahad
  • Tuffy Licciardi Issa FIPE

DOI:

https://doi.org/10.33148/CETROPv48n1(2024)2278

Resumo

Este texto traz uma resenha bibliográfica das implicações trabalhistas, sociais e regulatórias da evolução recente da Inteligência Artificial (IA). Historicamente ela deve ser entendida como uma sequência do longo processo de automatização das atividades produtivas, desde as primeiras revoluções industriais, representando o novo símbolo da fronteira computacional da humanidade. A diferença com outras tecnologias se dá pela proximidade com a inteligência humana, elevando os riscos de efeitos adversos e impactos incertos onde for introduzida. Diferentemente de outros processos tecnológicos, sua inserção nas mais diversas atividades e áreas do conhecimento se dá de modo veloz e abrangente. Compreender seu alcance é uma tarefa complexa e impossível devido à sua grandeza. Assim, foram selecionados alguns entre os tópicos recentes mais icônicos da IA, a saber aspectos históricos do seu desenvolvimento; seus impactos no mercado de trabalho (desemprego, Job Match e novas habilidades requeridas dos trabalhadores); suas consequências sociais (desigualdade de renda e inclusão social) e as formas conhecidas de controlar seus impactos adversos (Estado, organizações sindicais e diálogo social). A síntese conclusiva geral é que, no atual estágio de conhecimento, o avanço da IA, embora represente um avanço para a humanidade no longo prazo, revela, entretanto, resultados que ainda são ambíguos para a sociedade no curto prazo, seja em termos de custos e/ou de benefícios. Esta constatação não nos permite afirmar, com certeza, quais as reais mudanças que esta tecnologia tem causado na economia e na sociedade.

Palavras-chave: Inteligência Artificial. Automação. Implicações trabalhistas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tuffy Licciardi Issa, FIPE

Atuou como assistente de pesquisa do Professor Chahad pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE). Atualmente desenvolve projeto de iniciação científica na área de economia do trabalho.

Downloads

Publicado

2024-06-26

Como Citar

Zeetano Chahad, J. P., & Licciardi Issa, T. (2024). A Evolução Recente da Inteligência Artificial: implicações trabalhistas, sociais e regulatórias. Ciência & Trópico, 48(1). https://doi.org/10.33148/CETROPv48n1(2024)2278

Edição

Seção

ARTIGOS