Quiz da Trilha Ambiental

O Jogo como metodologia ativa de ensino e aprendizagem em Educação Ambiental

Autores

  • David de Carvalho Barbalho Docente da rede pública de ensino do Estado de Pernambuco
  • Fany Pereira de Araújo Soares Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas
  • Bruno Severo Gomes Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.33148/CETROPv47n2(2023)art6

Resumo

O trabalho descreve o desenvolvimento de um jogo de tabuleiro sobre educação ambiental, que incentiva a utilização de metodologias ativas pelo professor, através dos jogos que envolvam o lúdico e a aprendizagem; despertando nos alunos o interesse e a satisfação de participar, jogando e aprendendo. O foco da pesquisa é a aplicação do jogo intitulado: “Quiz da Trilha Ambiental” para alunos do Ensino Fundamental de uma escola no Recife-PE.O estudo procura ressaltar que, através do lúdico associado ao processo de ensino e aprendizagem, os estudantes possam reproduzir essa consciência, por meio de mudanças para hábitos sustentáveis, respeitando o meio ambiente, graças aos conhecimentos adquiridos do jogo. Os resultados da aplicação do produto demonstraram que os educandos têm dificuldades na aprendizagem de educação ambiental, o que significa que esta precisa ser mais trabalhada de forma transversal nas aulas. O produto “jogo” teve um alto grau de aceitação e satisfação entre os educandos.

Palavras-chave: Consciência Ambiental. Desenvolvimento cognitivo. Educação ambiental. Ensino-aprendizagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

David de Carvalho Barbalho, Docente da rede pública de ensino do Estado de Pernambuco

Docente da rede pública de ensino do Estado de Pernambuco.

Fany Pereira de Araújo Soares, Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas

Mestre em Ensino na Saúde e Técnologia; atualmente, Técnica da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas.

Bruno Severo Gomes, Universidade Federal de Pernambuco

Pós-Doutor em Medicina Tropical, Mestre em Micologia, Doutor em Microbiologia; atualmente, Docente da Universidade Federal de Pernamuco e do Programa de Pós-graduação em Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientais (PROFCIAMB).

Downloads

Publicado

2023-12-20

Como Citar

de Carvalho Barbalho, D. ., Pereira de Araújo Soares, F., & Severo Gomes, B. . (2023). Quiz da Trilha Ambiental: O Jogo como metodologia ativa de ensino e aprendizagem em Educação Ambiental. Ciência & Trópico, 47(2). https://doi.org/10.33148/CETROPv47n2(2023)art6

Edição

Seção

ARTIGOS