Os 3Rs aplicados ao plástico

Uma revisão sobre a Redução, Reutilização e Reciclagem do plástico em tecnologias ambientais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33148/CETROPv47n2(2023)art8

Resumo

Os "3Rs" visam a minimizar o impacto ambiental do plástico, promovendo sua utilização sustentável e evitando seu acúmulo nos ecossistemas. A redução do plástico refere-se à diminuição da quantidade de plástico utilizado o que é importante porque diminui a demanda por novos plásticos, reduzindo assim a extração de recursos naturais e a quantidade de resíduos gerados. A reutilização envolve o uso repetido de produtos plásticos, em vez de descartá-los após o uso único. Isso pode ser feito por meio de diferentes métodos, como o uso de garrafas de água recarregáveis em vez de garrafas descartáveis, a utilização de sacolas de compras reutilizáveis e a adoção de recipientes plásticos duráveis. A reciclagem do plástico é um processo pelo qual os resíduos plásticos são coletados, separados, processados e transformados em novos produtos. A reciclagem ajuda a reduzir a quantidade de plástico que acaba em aterros sanitários, ou no meio ambiente, além de economizar energia e recursos naturais. Existem diferentes tipos de plástico, e cada um requer técnicas específicas de reciclagem. Portanto, é importante separar corretamente os resíduos plásticos para facilitar o processo de reciclagem. No geral, a redução, reutilização e reciclagem do plástico desempenham um papel essencial na promoção da sustentabilidade ambiental. A adoção dessas práticas, juntamente com o desenvolvimento contínuo de tecnologias ambientais, pode ajudar a mitigar os problemas relacionados ao plástico e a promover um futuro mais limpo e saudável. Esse trabalho tem como finalidade revisar na literatura os "3Rs" dos plásticos e suas principais aplicações as tecnologias ambientais.

Palavras-chave: Redução. Reutilização. Reciclagem. Plásticos. Tecnologias Ambientais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adrize Medran Rangel, UFPel

Formada no curso Técnico em Química , licenciada em Ciências Biológicas , graduanda em Letras, pós-graduada em Psicologia da Educação e mestranda em Ciências Ambientais pela Universidade Federal de Pelotas.

Fernanda Wickboldt Stark

Técnico em Meio Ambiente, Tecnologia em Saneamento Ambiental  e Técnico em Química  do Instituto Federal Sul-Rio-Grandense. Atualmente é mestranda no Programa de Pós-graduação em Ciências Ambientais da Universidade Federal de Pelotas.

Patrícia de Borba Pereira, UFPel

Graduada em Biblioteconomia, Especialista em Biblioteconomia. Atualmente mestranda no Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais - UFPel

Eduarda Medran Rangel, Universidade Federal de Pelotas

Gestora e Sanitarista Ambiental, Licenciada em Química e Matemática, Especialista em Química Ambiental e Educação Ambiental Urbana, Mestra e Doutora em Ciência e Engenharia de Materiais. Pós-doutoranda em Ciências Ambientais e professora do ensino básico.

Andréa Souza Castro, UFPel

Possui graduação em Faculdade de Engenharia Agrícola, mestrado em Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental, doutorado em Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental. Atualmente é professora Associada do Centro de Engenharias (CEng) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). 

Downloads

Publicado

2023-12-20

Como Citar

Medran Rangel, A., Wickboldt Stark, F. ., de Borba Pereira, P., Medran Rangel, E., & Souza Castro, A. (2023). Os 3Rs aplicados ao plástico: Uma revisão sobre a Redução, Reutilização e Reciclagem do plástico em tecnologias ambientais. Ciência & Trópico, 47(2). https://doi.org/10.33148/CETROPv47n2(2023)art8

Edição

Seção

ARTIGOS