Entre o espaço e o lugar

Perfil biobibliográfico de Ulysses Lins de Albuquerque

Autores

  • João Lúcio UNIVERSIDADE FEDRAL RURAL DE PERNAMBUCO
  • Mariana Zerbone Universidade Federal Rural de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.33148/CETROPv47n2(2023)art10

Resumo

Nesse trabalho, traçamos o perfil biobibliográfico do poeta e memorialista pernambucano Ulysses Lins de Albuquerque, membro do Instituto Arqueológico, Histórico e Geográfico de Pernambuco (IAHGP) e da Academia Pernambucana de Letras (APL). O mesmo surge primeiro como poeta (no início do século XX) e em uma segunda fase como memorialista (na segunda metade do século XX). A partir de sua obra (poética e memorialista) trabalhamos os conceitos de espaço, lugar e paisagem como próprios da natureza, por isso são intimamente ligados, indicando intersecções de experiências, pois é no exercício da memória, lugar de travessias (RICOEUR, 2010) e paradas (TUAN, 1983), que podemos ler outra perspectiva de sertão nas narrativas de Ulysses, um intelectual entre a memória e a poética, no limite entre história e memória (literatura).

Palavras-chave: Sertão. Paisagem. Lugar. Memória. Narrativa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

João Lúcio, UNIVERSIDADE FEDRAL RURAL DE PERNAMBUCO

Doutorando em História pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Mestre em Sociologia pela Universidade Federal de Campina Grande (PROFSOCIO/CDSA/UFCG). Possui Especialização em Programação de Ensino de História pela Universidade de Pernambuco (UPE), Especialização em Ensino de Sociologia pela Universidade de Pernambuco (UPE), Graduação em História pela Autarquia de Ensino Superior de Arcoverde (AESA). Foi professor da AUTARQUIA DE ENSINO SUPERIOR DE ARCOVERDE, no curso de Licenciatura em História, da ESCOLA DE REFERÊNCIA EM ENSINO MÉDIO OLAVO BILAC e tutor presencial do curso de História oferecido pela Universidade de Pernambuco (UPE) através da Universidade Aberta do Brasil (UAB) até 2022. Atualmente dedica-se a pesquisa de doutoramento. Tem experiência na área de História com ênfase em História Regional do Brasil, Cultura, Patrimônio e Memória, Sociologia com ênfase em Ensino de História e Ensino de Sociologia.

Mariana Zerbone, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Professora Associada III da Universidade Federal Rural de Pernambuco, possui graduação em Licenciatura em Geografia pela Universidade Federal de Pernambuco (2003), graduação em Bacharelado em Geografia pela Universidade Federal de Pernambuco (2004), graduação em Graduação Sanduiche - Technische Universitat Berlin (2003) e mestrado em Geografia pela Universidade Federal de Pernambuco (2006) e Doutorado em Geografia Humana pela USP (2009). Pesquisadora-Visitante na Christian-Albrecht Universität - Kiel - Alemanha em 2019. Professora do Programa de Pós-Graduação em História da UFRPE. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Humana, atuando principalmente nos seguintes temas: produção do espaço, dinâmica socioespacial, relação rural-urbano, espaços livres públicos, história das cidades e história da cidade do Recife. Líder do Grupo de Pesquisa "Produção do Espaço, Metropolização e Relação Rural-Urbano (GPRU)", Editora-Chefe do Periódico "Rural & Urbano", e coordenadora do Laborarório de Estudos e Ensino sobre o Recife - RecLab.

Downloads

Publicado

2023-12-20

Como Citar

Souza, J. H. L. de, & Albuquerque, M. Z. A. de . (2023). Entre o espaço e o lugar: Perfil biobibliográfico de Ulysses Lins de Albuquerque. Ciência & Trópico, 47(2). https://doi.org/10.33148/CETROPv47n2(2023)art10

Edição

Seção

ARTIGOS