Importância e valores atribuídos a plantas nativas da Caatinga em um bairro da zona urbana de Petrolina - Pernambuco

Autores

  • Elâine Maria dos Santos RIbeiro Universidade de Pernambuco - Campus Petrolina
  • Franciane Nogueira de Moraes Universidade de Pernambuco - campus Petrolina https://orcid.org/0000-0001-5245-5582

DOI:

https://doi.org/10.33148/cetropicov46n1(2022)art8

Resumo

Este estudo buscou analisar o valor e a importância que as pessoas atribuem à biodiversidade de plantas da Caatinga em um bairro da zona urbana de Petrolina. Para isso, realizou-se uma pesquisa de opinião para coletar dados relacionados à utilidade, importância e valor das plantas, com indivíduos de três faixas etárias (adulto 20 a 40 anos; adulto intermediário 41 a 64 anos; e idoso  a partir de 65 anos), sendo 20 entrevistados por faixa etária.  Inicialmente, foram selecionadas 10 espécies a partir de buscas em sites e ranqueamento das 10 espécies mais  citadas na internet, as quais foram utilizadas na pesquisa de campo. Além disso, foi construído um formulário com alternativas sobre a utilidade e valor dessas espécies. Não foi encontrada correlação significativa entre o número de citações das espécies na internet e o número de vezes em que a planta foi citada  como “útil” na pesquisa de campo. Entre os adultos na primeira faixa etária, foram registradas seis citações para espécie “sem importância”, e apenas duas citações na terceira faixa etária. O valor cultural foi o  mais citado nas três faixas etárias, especialmente na terceira. Observou-se uma maior diversificação nos valores citados nas segunda e terceira faixas etárias. Conclui-se que o valor cultural é o mais evidente entre os sujeitos entrevistados e que as plantas em geral são consideradas úteis nas distintas idades. No entanto, os resultados apontam que os distintos valores ainda são pouco citados e conhecidos, e a sua abordagem  na educação formal e informal pode ser uma importante ferramenta para conservação da flora da Caatinga.

Palavras-chave: Flora da Caatinga. Valor. Utilidade. Faixas etárias. Semiárido.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elâine Maria dos Santos RIbeiro, Universidade de Pernambuco - Campus Petrolina

Sou tecnóloga em Gestão Ambiental pelo IFPE, bióloga pela UFPE, mestre e doutora em Ecologia e Conservação pelo PPGBV/UFPE. Atualmente sou professora do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade de Pernambuco - Campus Petrolina. Em minhas pesquisas busco entender como as atividades antrópicas atuam na organização de populações e comunidades vegetais.

Franciane Nogueira de Moraes, Universidade de Pernambuco - campus Petrolina

Licenciada em Ciências Biológicas, Universidade de Pernambuco.

Downloads

Publicado

2022-07-08

Como Citar

dos Santos RIbeiro, E. M., & Nogueira de Moraes, F. (2022). Importância e valores atribuídos a plantas nativas da Caatinga em um bairro da zona urbana de Petrolina - Pernambuco. Ciência & Trópico, 46(1). https://doi.org/10.33148/cetropicov46n1(2022)art8

Edição

Seção

ARTIGOS