O negro na atualidade brasileira: religiões populares e etnia

Autores

  • René Ribeiro

Resumo

RESUMO Abordagem dos estudos afro-americanos e afro-brasileiros, acentuando-se o papel do indivíduo na cultura, sua influência e integração. Apesar da dispersão intencional dos escravos de uma mesma etnia, com vistas ao afrouxamento dos laços de identidade cultural e de solidariedade grupal, cedo os africanos desenraizados e subjugados utilizaram-se de estruturas de apoio que já encontraram ou que ajudaram a desenvolver nos sistemas social e cultural das colônias do Novo Mundo. O registro das várias formas de culto de origem africana, especialmente do candomblé ou xangô, cedo foi procedido pelos especialistas dada a sua saliência como crenças e rituais divergentes da religião dominante. As religiões do povo no Brasil – o candomblé (ou xangô ou batuque), a macumba e o catimbó (hoje absorvidos pela umbanda), o pentencostalismo e o espiritismo - prestam-se a testar hipóteses funcional – estruturalistas, como marxistas e culturalistas, propostas para explicar o fenômeno da incorporação do negro africano e das culturas africanas às novas sociedades e às novas culturas desta parte das Américas. A situação étnica e sócio-cultural do negro no Nordeste do Brasil, vinha evoluindo para a formação de uma sociedade multirracial e de classes regulada por normas e valores da cultura luso-brasileira. Esta é a conclusão do relatório encomendado pela Unesco e publicado em 1956 sobre a situação racial e sócio-cultural do negro no Nordeste do Brasil. ABSTRACT The negroe in the Brazilian actuality: popular religions and race. v. 6, n. 2, p. 229-244, jul./dez. 1978. Approaching of the Afro-american and Afro-Brazilian studies, being emphasized the role of the individual in the culture, its influence and integration. Notwithstanding the intentional dispersion of the slaves of a same race, favoring the looseness of laces of cultural identity and group solidarity, early the eradicated and subdued Africans utilized structures of the help which they have already found or that they´ve helped to develope in the social and cultural systems of the New World colonies. The registration of several forms of cult from African origin, especially of the candomblé (religion of the negroes ioruba in Bahia) or voodoorite, early was originated by the experts considered its importance as believes and divergent rites of the predominant religion. The people religions in Brazil – the candomblé, the macumba (Afro-Brazilian religious syncretism derived from the candomblé) and the catimbó (sorcery practice of low spiritism) – absorbed today by the umbanda (cult originated from the assimilation of the religious Afro-Brazilian elements by the urban Brazilian spiritism) the pentecostalism and the spiritism – are able to test functional-struturalist hypotesis, as well as Marxists and culturalists, which were proposed to explain the fenomenon of the incorporation of the African negro and of the African cultures to the new cultures of this part of the Americas. The ethnical and sociocultural situation of the negro in the Northeast of Brazil has been developing to the formation of multiracial society and of ranks regulated by rules and values of Lusitanian-Brazilian culture. This is the outcome of the recommended report by Unesco published in 1956 about the racial and sociocultural situation of the negro in the Northeast of Brazil. RESUMÉ La situation des noirs au Brésil: les religions populaires et l’ethnie. v. 6, n. 2, p. 229-244, jul./dez. 1978. Exposé des études afro-américaines et afro-brésiliennes insistant sur le rôle de l’individu dans la culture, son influence et son intégration. Malgré la dispersion intentionnelle des esclaves de la même ethnie pour affaiblir les liens d’identité culturelle et de solidarité du groupe, très tôt les Africains déracinés et soumis, se sont servis des structures d’appui qu’ils trouvaient ou qu’ils aidèrent à développer dans les systèmes sociaux et culturels des colonies du Noveau Monde. L’enregistrement des diverses formes de culte d’origine africaine, surtout le candomblé et le xangô fut vite fait par les spécialistes, à cause de son importance comme croyances et rituels divergents de la religion dominante. Les religions du peuple au Brésil – le candomblé (ou xangô ou batuque), la macumba et le catimbó (aujourd’hui absorbés par la umbanda), le pentecostalisme et le spiritisme – se prêtent à tester des hypothèses fonctionnelles-structuralistes, comme marxistes et culturalistes, proposées pour expliquer le phènomène de l’incorporation du noir africain et des cultures africaines, aux nouvelles sociétés et aux nouvelles cultures de cette partie des Amériques. La situation ethnique et socio-culturelle des noirs au Nordeste du Brésil a évolué vers la formation d’une société multiraciale et de classes régie par des normes et des valeurs de la culture luso-brésilienne. Telle est la conclusion du rapport solicité par l’Unesco et publié en 1956 sur la situation raciale et socio-culturelle des noirs au Nordeste du Brésil.

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Como Citar

Ribeiro, R. (2011). O negro na atualidade brasileira: religiões populares e etnia. Ciência & Trópico, 6(2). Recuperado de https://periodicos.fundaj.gov.br/CIC/article/view/197

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ARTIGOS