A Evolução e Perspectivas da Profissão Contábil: Uma Percepção de Profissionais Contábeis

Autores

  • Gabriela Martendal Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)
  • Gustavo Bruno Hoffmann Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)
  • Zilton Bartolomeu Martins Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)

DOI:

https://doi.org/10.33148/cetropicov44n2(2020)art6

Resumo

O presente artigo teve por objetivo analisar a percepção de profissionais contábeis acerca da evolução e perspectivas da profissão contábil. Em relação aos procedimentos metodológicos, o estudo teve uma abordagem quantitativa, de tipologia descritiva e consistiu em uma pesquisa de levantamento. Como instrumento de coleta de dados, utilizou-se um questionário com 17 (dezessete) questões fechadas, adaptado dos estudos Cordeiro e Duarte (2006), Lasagno Júnior (2018) e Machado, Rosa e Martins (2019) e validado por 5 (cinco) professores da área. O período de aplicação do questionário aconteceu entre 06 e 16 de setembro de 2019. A população da pesquisa foi de 18.000 profissionais contábeis devidamente registrados no Conselho Regional de Contabilidade do estado de Santa Catarina (CRC/SC) em setembro de 2019 e a amostra compreendeu em 197 respondentes, que representa 1,09% da população. Os dados foram tabulados por meio do Google Formulários® e a técnica utilizada para a análise de dados foi a estatística descritiva, por meio da distribuição de frequência relativa. Os principais resultados revelaram que os profissionais contábeis devem estar preparados para atender às exigências do mercado, buscando acompanhar as mudanças ocorridas na contabilidade, além de estarem em constante atualização, em consonância com a tecnologia da informação na área contábil. Além disto, foi observado que, na percepção dos respondentes, o perfil da profissão contábil evoluiu, e que são necessárias mudanças na matriz curricular dos cursos de Ciências Contábeis, tendo em vista uma adequação às exigências do mercado de trabalho.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gabriela Martendal, Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)

Graduada em Ciências Contábeis pela Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)

Gustavo Bruno Hoffmann, Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)

Graduado em Ciências Contábeis pela Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)

Zilton Bartolomeu Martins, Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)

Doutorando em Administração pela Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)

Mestre em Administração pela Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)

Especialista em Gerência Contábil, Perícia, Auditoria e Controladoria pela Faculdade Internacional de Curitiba (FACINTER)

Graduado em Ciências Contábeis pela Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)

Docente do curso de Ciências Contábeis na Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)

Downloads

Publicado

2020-12-28

Como Citar

Martendal, G., Hoffmann, G. B., & Martins, Z. B. (2020). A Evolução e Perspectivas da Profissão Contábil: Uma Percepção de Profissionais Contábeis. Ciência & Trópico, 44(2). https://doi.org/10.33148/cetropicov44n2(2020)art6

Edição

Seção

ARTIGOS