Usos medicinais de plantas no Cariri paraibano: um estudo de caso

Resumo

Esse trabalho é pioneiro no estudo de uso de plantas medicinais, no município de Gado Bravo-PB. Assim, este estudo apresenta-se, com finalidade de resgate histórico e etnobotânico das plantas medicinais, que é comum em diversas comunidades humanas. No município de Gado Bravo – PB o uso de plantas medicinais é comum entre seus respectivos moradores, pois os mesmos utilizam estas, como terapia, alivio de dores e doenças consideradas simples. O objetivo deste estudo foi resgatar e sistematizar as informações populares, sobre as plantas medicinais utilizadas na cidade. Foi realizado um estudo em três ruas, com respectivamente 40 pessoas, de sexo e idade diferentes. Foram citadas neste estudo 16 famílias botânicas de 26 espécies de plantas medicinais usadas, como terapia pela comunidade. Apenas duas plantas entre as 16 citadas pertencem ao bioma Caatinga, que é a Aroeira (Myracrodruon urundeuva Allemão), e a Malva Rosa (Melochia tomentosa L.), as demais são exóticas. Durante as entrevistas os moradores demostraram, que a população possui um grande conhecimento acerca das plantas medicinais e suas propriedades terapêuticas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcela de Souza Alves, Universidade Federal de Campina Grande
Especialista em Análise Regional- Universidade Federal de Campina Grande- UFCG
Erimágna de Morais Rodrigues, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Geógrafa- Universidade Federal de Campina Grande- UFCG

Mestra- Ecologia e Conservação-Universidade Estadual da Paraíba UEPB

Doutoranda em Ecologia- Universidade Federal do Rio de Janeiro- UFRJ

Antonio James Oliveira Silva, Instituto Federal do Piauí
Graduação em Tecnologia em Geoprocessamento-Instituto Federal do Piauí- IFPI
Aureliana Santos Gomes, Universidade Federal de Campina Grande- UFCG
Graduanda do curso de Geogria da Universidade Federal de Campina Grande- UFCG
Débora Coelho Moura, Universidade Federal de Campina Grande.
Graduação em Geografia Bacharelado pela Universidade Federal de Alagoas, mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Universidade Federal de Pernambuco, doutora em Biologia Vegetal pela Universidade Federal de Pernambuco. 
Publicado
2020-06-09
Como Citar
Alves, M. de S., Rodrigues, E. de M., Silva, A. J. O., Gomes, A. S., & Moura, D. C. (2020). Usos medicinais de plantas no Cariri paraibano: um estudo de caso. Ciência & Trópico, 44(1). https://doi.org/10.33148/cetropicov44n1(2020)art10
Seção
ARTIGOS