Formações imaginárias: a imagem de si e do outro em torcidas organizadas em redes sociais na internet

Publicado
2020-06-09

Resumo

Neste artigo discute-se o conceito de formações imaginárias, introduzido por Pêcheux (AAD-69), com o objetivo de analisar a construção identitária de torcedores organizados. Usa-se o conceito de formações imaginárias por designar o lugar que A e B se atribuem cada um a si e ao outro, isto é, a imagem que eles fazem de seu próprio lugar e do lugar do outro, acrescido do conceito de identidade na perspectiva da AD francesa. Na metodologia, realiza-se  uma pesquisa exploratória de abordagem qualitativa a partir de sequências discursivas extraídas de sites de torcidas organizadas. Os resultados apontam para a heterogeneidade da identidade do torcedor organizado, uma vez que a identidade perpassa pelas representações que cada um tem de si e do outro, pelo discurso transverso e pelo deslocamento da posição-sujeito. Conclui-se que a construção da identidade vai além das representações imaginárias, devido à pertinência dos elementos constitutivos do processo discursivo.



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Como Citar
Castro, L. C. C. (2020). Formações imaginárias: a imagem de si e do outro em torcidas organizadas em redes sociais na internet. Ciência & Trópico, 44(1). https://doi.org/10.33148/cetropicov44n1(2020)art3