O idearium filosófico da hispanotropicologia de Gilberto Freyre: uma antecipação da antropologia ibero-americana

Autores

  • Pablo González Universidade de Salamanca

DOI:

https://doi.org/10.33148/Cetropicov43n2(2019)art.2

Resumo

Entre as várias antecipações científicas pesquisadas e formuladas por Gilberto Freyre está a “antropologia de ibero-américa”, um espaço hoje consolidado em congressos internacionais de antropologia e no mestrado universitário da Universidade de Salamanca, onde o passado 20 de fevereiro foi homenageado o mestre de Apipucos, pelo quinquagésimo aniversário da visita institucional à universidade e a cidade, convidado como hóspede de honra pela prefeitura. A antropologia de ibero-américa estaria dentro do conceito teórico da hispanotropicologia, porém a hispanotropicologia tem mais elementos que transbordam a antropologia, constituindo um conjunto de ideias sistemáticas que podemos chamar de idearium filosófico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Pablo González, Universidade de Salamanca

Pablo González Velasco. Graduado em Economia pela UAM. Mestrado em Comunicaçao por URJC. Doutorando em antropologia pela Universidade de Salamanca. Sou espanhol. Morei 4 anos no Brasil e trabalhei como professor de espanhol. Já estive pesquisando em Apipucos no ano passado. Moro em Madrid. Minha tese doutoral em andamento é sobre as relaçoes de Gilberto Freyre e a Espanha.

Att.

Downloads

Publicado

2019-12-04

Como Citar

González, P. (2019). O idearium filosófico da hispanotropicologia de Gilberto Freyre: uma antecipação da antropologia ibero-americana. Ciência & Trópico, 43(2). https://doi.org/10.33148/Cetropicov43n2(2019)art.2

Edição

Seção

ARTIGOS