ESTUDO COMPARATIVO ENTRE A HISTÓRIA DA CONTABILIDADE TRADICIONAL E A SUA NOVA HISTÓRIA

Autores

  • Paulo Schmidt Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Julia de Medeiros Gass Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.33148/CeTROPICO2526-9372.2018v42n2(1734)71-98p

Resumo

Desde o início de sua existência, a Contabilidade seguiu os passos evolutivos da sociedade. Inicialmente tudo era registrado de modo precário, mas, a partir do surgimento da escrita e dos números, os registros contábeis tornaram-se mais desenvolvidos e complexos. Esse processo evolutivo fez com que escolas de pensamentos contábeis se sucedessem através da história, especialmente com visões tradicionais, seguindo os preceitos sociais e políticos de sua época. Porém, a partir de 1929, surgiu uma nova perspectiva histórica para a contabilidade com o aparecimento da chamada Nova História da Contabilidade ou História Crítica, liderada por uma nova corrente de pensadores com ideias contrárias as apresentadas pelos tradicionalistas. A partir desse novo momento, este estudo foi desenvolvido com o objetivo de apresentar quais as características que distinguem a Nova História da Contabilidade (NHC) da História Tradicional da Contabilidade (HTC). Para tanto, foi realizada uma análise descritiva e documental sobre a NHC e a THC, aplicando-se uma abordagem qualitativa. O resultado indica que não existe consenso sobre esse processo evolutivo e que, ainda existem divergências significativas entre os defensores de cada corrente histórica. As principais contribuições do estudo estão relacionadas com o entendimento de que essa nova concepção sobre a história pode influenciar significativamente o foco de pesquisas sobre Contabilidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paulo Schmidt, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Professor de Contabilidade do Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais. Doutor em Controladoria e Contabilidade pela USP.

Julia de Medeiros Gass, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Pós-graduada em Gestão Empresarial - Instituto Federal do Rio Grande do Sul
Graduada em Ciências Contábeis - Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS
Graduada em Administração de Empresas - Rede Metodista do Sul - IPA

 

Downloads

Publicado

2018-08-22

Como Citar

Schmidt, P., & Gass, J. de M. (2018). ESTUDO COMPARATIVO ENTRE A HISTÓRIA DA CONTABILIDADE TRADICIONAL E A SUA NOVA HISTÓRIA. Ciência & Trópico, 42(2). https://doi.org/10.33148/CeTROPICO2526-9372.2018v42n2(1734)71-98p

Edição

Seção

ARTIGOS