DESNATURALIZAÇÃO DOS DESASTRES E MOBILIZAÇÃO COMUNITÁRIA: Redes e Rodas

Autores

  • Simone Santos Oliveira Fundação Oswaldo Cruz
  • Sergio Luiz Dias Portella Fiocruz
  • Antenora Siqueira Universidade Federal Fluminense
  • Mario Freitas Universidade do Estado de Santa Catarina

Resumo

O Seminário Desnaturalização dos desastres e mobilização comunitária: novo regime de produção de saber foi resultado de um conjunto de reflexões e ações que vêm sendo realizadas compartilhadamente entre academia, organizações e movimentos comunitários que identificam a necessidade de aprofundar, com a sociedade, a discussão em torno de um entendimento mais geral do que é desastre. Do seminário participaram especialistas e pesquisadores, que trabalham nessa direção e que demonstram que a vulnerabilidade socioambiental se ancora desde a dita descoberta das Américas em processos de assimetria e desqualificação de saberes. Os saberes dominantes não são comuns à população. A combinação entre poder e saber facilita o não-reconhecimento das necessidades dos cidadãos e portanto, a não resolução dessas necessidades de existência e vida. Durante o seminário, foram realizadas apresentações de experiências com objetivo de ampliar o debate e oferecer um espaço de troca. A geração de novos valores e cultura política é um desafio complexo do processo de tornar-se protagonista de sua história. O seminário fundamentalmente foi um encontro de redes, motivado pela compreensão de que a mobilização comunitária e um novo regime de saber devem emergir dessa ação em redes, desses encontros de encontros, dessa rede de redes.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Simone Santos Oliveira, Fundação Oswaldo Cruz

Pesquisadora do Centro de Estudos de Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana/Escola Nacional de Saúde Pública/Fiocruz

Sergio Luiz Dias Portella, Fiocruz

Doutorando do Programa “Território, Riscos e Políticas Públicas”, oferecido pelas Universidades de Coimbra/Lisboa/Aveiro (PT). Assessor da Presidência da Fundação Oswaldo Cruz e Integrante do Grupo de Pesquisa do Cepedes/Fiocruz.

Antenora Siqueira, Universidade Federal Fluminense

Doutora em Engenharia Agrícola/Planejamento e Desenvolvimento Rural Sustentável pela UNICAMP. Professora do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional, Ambiente e Políticas Públicas da Universidade Federal Fluminense (UFF). Coordena o NESA-Núcleo de Pesquisas e Estudos Socioambientais da UFF.

Mario Freitas, Universidade do Estado de Santa Catarina

PhD em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina/UFSC Professor do Programa de Pós-graduação em Planejamento Territorial e Desenvolvimento Socioambiental da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC).

Publicado

2016-06-15

Como Citar

Oliveira, S. S., Portella, S. L. D., Siqueira, A., & Freitas, M. (2016). DESNATURALIZAÇÃO DOS DESASTRES E MOBILIZAÇÃO COMUNITÁRIA: Redes e Rodas. Ciência & Trópico, 40(1). Recuperado de https://periodicos.fundaj.gov.br/CIC/article/view/1591

Edição

Seção

ARTIGOS