Intercambio ecologia desigual e a integração América do Sul e Caribe

Autores

  • Jose Esteban Castro Newcastle University

Resumo

O artigo discute questões relativas aos processos de integração e democratização das sociedades da América Latina e Caribe, com ênfase nos conflitos decorrentes de desigualdades ou injustiças socioambientais. O argumento central é que um dos obstáculos mais complexo para a integração democrática é a destruição da base material de nossas sociedades com o consequente aprofundamento dos conflitos ligados à injustiças e desigualdades socioambientais. Esse argumento é discutido em quatro proposições: 1. Integração capitalista: o processo de integração é realizado principalmente pelo aprofundamento das relações capitalistas, através da criação de autonomias emergentes ou pela consolidação de heteronomias pré-existentes. 2. Condições históricas: O passado da região é marcado pelo intercâmbio ecológico desigual com potências imperialistas, e inclui o imperialismo tóxico e a biopirataria. 3. Integração e intercâmbio ecologicamente desigual: formas assumidas pelo processo de integração no nível produtivo ameaçam aprofundar as relações de intercâmbio ecologicamente desigual entre países, regiões e no interior dos próprios países. 4. Injustiça e desigualdades ambientais: Destruição da base material que acompanha o processo de intercâmbio ecológico desigual se apresenta como ameaça para o processo de integração democrática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jose Esteban Castro, Newcastle University

Catedrático em Sociologia da Escola de Geografia, Ciência Política e Sociologia/Newcastle University/Reino Unido. Professor Visitante em várias universidades da Europa e América Latina: Universidade de Alcalá de Henares (Espanha), Universidade Federal de Minas Gerais (Brasil), Universidade Estadual da Paraíba (Brasil), Universidad Nacional de Buenos Aires (Argentina), Universidad Nacional de Rosario (Argentina), e a Facultad Latinoamericana de Ciencias Sociales (FLACSO México). Coordenador da WATERLAT (Rede de Pesquisa sobre Governabilidade e da Cidadania na Gestão da Água e da Saúde Ambiental na América Latina).

Publicado

2016-06-15

Como Citar

Castro, J. E. (2016). Intercambio ecologia desigual e a integração América do Sul e Caribe. Ciência & Trópico, 40(1). Recuperado de https://periodicos.fundaj.gov.br/CIC/article/view/1581

Edição

Seção

ARTIGOS