ESCOLAS DE TEMPO INTEGRAL EM PERNAMBUCO

CURRÍCULO EM DEBATE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33148/CESV38n2(2023)2191

Resumo

O artigo discute a concepção curricular que está presente no Programa das Escolas de Referência de Pernambuco, cujo objetivo é a implantação de escolas de ensino médio em tempo integral. Ele abrange cerca de 40% (463) escolas da rede estadual. Como recurso metodológico foi realizado o levantamento bibliográfico que culminou na identificação e análise de doze trabalhos acadêmicos (teses e dissertações). Fizemos uma classificação que distingue entre perspectivas otimistas (funcionalistas e da teoria do capital humano) e abordagens críticas (marxistas). No primeiro grupo, elogiam o Programa pela gestão de resultados e por desenvolver competências dos indivíduos para se inserirem no mercado de trabalho, seguindo uma cultura empresarial. Por outro lado, os trabalhos marxistas apontam as contradições de uma formação que se diz integral, mas se restringe a contribuir com a reprodução do capitalismo.

PALAVRAS-CHAVE: Educação. Escola em tempo integral. Ensino Médio. Pernambuco. 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ingrid Barbosa, UFPE/DISCENTE

Mestranda em Sociologia pela Universidade Federal de Pernambuco e Graduada no curso de Bacharelado em Ciências Sociais pela Universidade Federal Rural de Pernambuco. Bolsista da Fundação de Amparo a Ciência e Tecnologia de PE (FACEPE). Foi pesquisadora do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Cientifica (PIBIC/CNPq) na UFRPE e do Programa de Iniciação Científica Voluntária (PIC) na FUNDAJ, com pesquisas nas áreas de Sociologia Urbana e Sociologia da Educação. Atualmente é componente do corpo editorial da Revista Rural e Urbano (UFRPE/UFPE), da Revista de Estudos AntiUtilitarista e Poscolinais (REALIS - UFPE) e da Revista Estudos de Sociologia (PPGS-UFPE). Integrante do Laboratório de Estudos e Ensino sobre o Recife (RecLab- UFRPE) e da Cátedra Manuel Correia de Andrade (UFRPE), e dos grupos de pesquisa: Ecologia Política e Direito à Cidade (UFRPE) e Docência na Educação (GPDE - FUNDAJ).

Downloads

Publicado

12/22/2023

Como Citar

Barbosa, I., de Lima Silva, F. Y. ., & Maria Lima Rodrigues, C. (2023). ESCOLAS DE TEMPO INTEGRAL EM PERNAMBUCO: CURRÍCULO EM DEBATE. Cadernos De Estudos Sociais, 38(2). https://doi.org/10.33148/CESV38n2(2023)2191

Edição

Seção

Artigos - Temas livres (CHAMADA REGULAR)