FALAR DE AMOR EM TEMPOS DE CÓLERA

A PANDEMIA PELA COVID 19 E O AMBIENTE FACILITADOR À VIDA COMO PRINCÍPIO DE POLÍTICAS PÚBLICAS CUIDADORAS

Autores

  • Liliane Mendes Penello Fiocruz
  • Jane Gonçalves Pessanha Nogueira Estratégia Brasileirinhas e Brasileirinhos Saudáveis (EBBS) – Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira (IFF) – Fiocruz.
  • José Gomes Temporão Centro de Estudos Estratégicos - FIOCRUZ
  • MARISA SCHARGEL MAIA Professora permanente do Mestrado em Saúde Perinatal da Maternidade Escola da Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • SELMA ESQUENAZI DO ROSÁRIO Estratégia Brasileirinhas e Brasileirinhos Saudáveis (EBBS) – Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira (IFF) – Fiocruz.

DOI:

https://doi.org/10.33148/CESv37n1(2022)2112

Resumo

O artigo trata da importância do reconhecimento do Paradigma do Cuidado em contraposição ao da Dominação, como balizador das ações para atenção integral às brasileiras e brasileiros desde a sua primeiríssima infância. Discute o ambiente tóxico que permeia a pandemia da covid-19, causada pelo vírus SARS-CoV-2 que amplia as desigualdades e impacta o sofrimento e o empobrecimento da população. Aponta o atual contexto político nacional como provedor de violências, em diversas facetas. Traz o amor como emoção fundamental na história da evolução humana, e na relação homem-natureza, sinalizando o valor de políticas públicas, em particular, aquelas permeadas pelo cuidado essencial como fundamento do ambiente facilitador à vida, princípio criado pela Estratégia Brasileirinhas e Brasileirinhos Saudáveis presente na Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Criança e Aleitamento Materno no âmbito do Sistema único de Saúde: pelo cuidado em todas as políticas.

PALABRAS-CHAVE: Covid-19. Empatia. Ambiente e Saúde Pública. Política Pública. Atenção Integral à Saúde.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

04/11/2023

Como Citar

Mendes Penello, L., Gonçalves Pessanha Nogueira, J., Gomes Temporão, J., SCHARGEL MAIA, M. ., & ESQUENAZI DO ROSÁRIO, S. (2023). FALAR DE AMOR EM TEMPOS DE CÓLERA: A PANDEMIA PELA COVID 19 E O AMBIENTE FACILITADOR À VIDA COMO PRINCÍPIO DE POLÍTICAS PÚBLICAS CUIDADORAS. Cadernos De Estudos Sociais, 37(1). https://doi.org/10.33148/CESv37n1(2022)2112

Edição

Seção

Dossiê: A mortalidade materna, fetal e infantil e atuação da vigilância...