A EFETIVAÇÃO DA LEI 12.244/2010 NAS ESCOLAS DO ESTADO DE PERNAMBUCO - BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.33148/CES25954091V36n2(2021)1993Resumo
Este artigo apresenta uma reflexão sobre a biblioteca escolar e a lei 12.244/2010, assinalando a educação como sendo atividade fundamental e integrante do fazer bibliotecário. Portanto, propôs-se como objetivo geral, discutir a importância do reconhecimento da função educativa das Bibliotecas nas Escolas, visando contribuir para o bom aprendizado dos alunos. E, como objetivos específicos evidenciar o papel das Instituições na educação escolar e seus respectivos gestores, ressaltar a importância do (a) bibliotecário (a) junto aos educadores e também analisar a Lei 12.244/2010 e seu impacto nas Bibliotecas escolares. Para isso, realizou-se pesquisa bibliográfica e documental. Considerou-se, portanto, que esta lei aparece como um instrumento para que a biblioteca escolar possa de fato existir de forma quantitativa e qualitativa em nosso país, fazendo com que se respeite ainda a profissão dos bibliotecários, mas que a oferta de bibliotecários para as bibliotecas escolares precisa ser a de profissionais qualificados e competentes na sua própria aprendizagem ao longo da vida.
PALAVRAS-CHAVE: biblioteca escolar. Bibliotecário escolar. Gestor escolar. Competência informacional. Educação. Lei 12.244/10.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Autor, concedendo à revista o direito de primeira publicação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém e retém os direitos autorais. Os mesmos concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.