Estudantes de primeira geração do curso de pedagogia do litoral norte, no Rio Grande do Sul

Publicado
2020-06-19
Palavras-chave: Primeira Geração, Curso de Pedagogia, Democratização do Ensino Superior, Trabalho Docente

    Autores

  • Josiel da Rosa Moura Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
  • Cleoni Maria Barbosa Fernandes Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-riogrande

Resumo

 

O presente artigo tem como objetivo contribuir para a compreensão inicial do perfil da primeira geração de egressos do curso de Pedagogia de instituições públicas e privadas, bem como compreender o que revelam quanto à escolha do curso, as dificuldades e o que representou para si e suas famílias ser a primeira pessoa a concluir um curso superior. Trata-se de uma pesquisa exploratória apoiada em estudo de caso, de natureza qualitativa.  Como instrumentos de coleta de dados foram utilizadas entrevistas semiestruturadas tendo como metodologia de análise a Análise Textual Discursiva, a partir da qual foram constituídas categorias. Os dados nos revelaram três grandes categorias, quais sejam: perfil das entrevistadas; influência familiar e o trabalho.

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Como Citar
Moura, J. da R., & Fernandes, C. M. B. (2020). Estudantes de primeira geração do curso de pedagogia do litoral norte, no Rio Grande do Sul. Cadernos De Estudos Sociais, 35(1). Recuperado de https://periodicos.fundaj.gov.br/CAD/article/view/1841