A INCLUSÃO DOS JOVENS APRENDIZES EM UMA INDÚSTRIA DO RAMO DE ALIMENTOS NA CIDADE DE PELOTAS/RS

Autores

  • Enio Luis Machado Lopes UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
  • Milton Silveira dos Santos UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
  • Francielle Molon da Silva UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS

DOI:

https://doi.org/10.33148/CES2595-4091v.34n.120191742

Palavras-chave:

Inclusão de jovens, processo de formação dos jovens aprendizes, Programa Jovem Aprendiz.

Resumo

Este trabalho apresenta um estudo de caso com a intenção de expor como ocorre a relação entre os jovens aprendizes, a empresa do ramo de alimentos da cidade de Pelotas – RS a qual esses jovens possuem vínculo e a entidade formadora habilitada. O nosso principal objetivo foi relatar como ocorre essa relação entre as partes envolvidas, e a visão delas em relação ao Projeto Jovem Aprendiz. Constatou-se como principais resultados que os Jovens Aprendizes ao concluírem a formação têm a expectativa de conseguirem um bom emprego e a empresa pesquisada só participa do Projeto Jovem Aprendiz para atender a questão legal. 

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Biografia do Autor

Francielle Molon da Silva, UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS

Professora Adjunto do Departamento de Administração - UFPel
Professora do Programa de Pós-Graduação em Administração - FURG

Referências

Ministério do Trabalho e Emprego. (2010). Manual da aprendizagem: o que é preciso saber para contratar o jovem aprendiz. Brasília: MTE, Assessoria de Comunicação.

SANTIAGO, Júnior, José Renato Sátiro – Capital: o grande desafio das organizações – São Paulo – Novatec Editora, 2007.

SAVIANI, Dermeval - Da nova LDB ao FUNDEB: por uma política educacional. 3. Ed. –, SP: Autores Associados, Campinas 2008 (Coleção educação contemporânea). Castro, J.A., & Aquino, L. (2008). Juventude e Políticas Sociais no Brasil. Brasília: IPEA.

Publicado

03/26/2019

Como Citar

Lopes, E. L. M., Santos, M. S. dos, & Molon da Silva, F. (2019). A INCLUSÃO DOS JOVENS APRENDIZES EM UMA INDÚSTRIA DO RAMO DE ALIMENTOS NA CIDADE DE PELOTAS/RS. Cadernos De Estudos Sociais, 34(1). https://doi.org/10.33148/CES2595-4091v.34n.120191742

Edição

Seção

Artigos - Temas livres (CHAMADA REGULAR)