PODER, POLÍTICA E ESTRANHAMENTO: UMA REFLEXÃO SOBRE A CONSTRUÇÃO SOCIAL DA (DES) POLITIZAÇÃO DOS JOVENS

Autores

  • Jefferson Evânio da Silva Fundação Joaquim Nabuco/ Mestrado Profissional em Ciências Sociais para o ensino médio - MPCS Professor do Departamento de História da Faculdade de Formação de Professores da Mata Sul - FAMASUL
  • Robson da Costa de Souza Fundação Joaquim Nabuco/ MPCS

Palavras-chave:

Política, poder, jovens, história, mídia televisiva

Resumo

 

Este artigo pretende ser uma reflexão acerca da construção social da (des) politização dos jovens. A partir de uma perspectiva pós-estruturalista, problematiza os métodos empregados em pesquisas que tentam, de alguma forma, medir o grau de envolvimento das juventudes com a política e defende que categorias genéricas como juventudes, cidadania e participação política são constructos sociais e discursivos. Em segundo plano, defende-se que o ensino de Sociologia no ensino médio, compreendido como discurso de mediação capaz de fornecer aos jovens estudantes do ensino médio os subsídios teóricos e metodológicos adequados à compreensão sociológica dos fenômenos sociais, pode contribuir de modo significativo na compreensão do fenômeno da política e, também, sobre questões que podem ter implicações diretas na experiência dos jovens com a política. Nessa direção, destaca-se a necessidade de, a partir da imaginação sociológica, viabilizar as condições para uma crítica dos meios de comunicação em massa e para uma compreensão acerca da construção histórica e discursiva das categorias envolvidas. Do pondo de vista social, é preciso fornecer aos jovens estudantes do ensino médio, a possibilidade de compreender como e em que sentido esses atores são interpelados por vários gêneros discursivos que precisam ser interpelados pelos próprios sujeitos aos quais se destina.


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Biografia do Autor

Jefferson Evânio da Silva, Fundação Joaquim Nabuco/ Mestrado Profissional em Ciências Sociais para o ensino médio - MPCS Professor do Departamento de História da Faculdade de Formação de Professores da Mata Sul - FAMASUL

Mestrando em Ciências Sociais pela Fundação Joaquim Nabuco - FUNDAJ. Professor do Departamento de História da Faculdade de Formação de Professores da Mata Sul - FAMASUL. Professor de Sociologia com atuação no ensino médio pela rede estadual de ensino de Pernambuco.

Robson da Costa de Souza, Fundação Joaquim Nabuco/ MPCS

 

Doutor em Serviço Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e licenciado em Ciências Sociais pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP/ São Bernardo do Campo/ SP). Também possui graduação em Teologia pelo Centro Universitário Metodista Bennett (RJ) e mestrado em Ciências da Religião pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP/ São Bernardo do Campo/ SP). Tem experiência em docência e pesquisa, atuando principalmente nas seguintes áreas: Sociologia da Religião, Relações de Gênero e Teoria Sociológica. É pesquisador de Desenvolvimento Científico e Tecnológico Regional (DCR) na Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), onde, sob o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), através da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia de Pernambuco (FACEPE), coordena uma pesquisa sobre gênero, religião e habilidades sociais. No âmbito da Fundaj, também atua, pelo Programa Institucional Educação e Relações Étnico-Raciais, como co-coordenador do projeto Oficinas Deliberativas sobre Gênero e Relações Étnico-Raciais, dando especial atenção às temáticas de gênero e relações étnico-raciais. Como colaborador do projeto Oficinas Deliberativas sobre Pluralismo Religioso e Relações Étnico-raciais, destaca-se o interesse sociológico pela relação entre religião, esfera pública e o debate sobre os direitos humanos. Também é pesquisador do grupo Estado, Cidadania e Atores Sociais (Fundaj), atuando especificamente na linha de pesquisa Religião, Política e Identidades.

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Publicado

07/23/2018

Como Citar

Silva, J. E. da, & de Souza, R. da C. (2018). PODER, POLÍTICA E ESTRANHAMENTO: UMA REFLEXÃO SOBRE A CONSTRUÇÃO SOCIAL DA (DES) POLITIZAÇÃO DOS JOVENS. Cadernos De Estudos Sociais, 33(1), 1–31. Recuperado de https://periodicos.fundaj.gov.br/CAD/article/view/1684

Edição

Seção

Artigos - Temas livres (CHAMADA REGULAR)