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A revista Cadernos de Estudos Sociais é uma publicação semestral da Fundação Joaquim Nabuco que, desde 1985, tem como política editorial a divulgação permanente de trabalhos de excelência em seu campo de conhecimento, nas principais vertentes contemporâneas da área interdisciplinar (ciências sociais e humanidades) de autores nacionais e internacionais. Sua linha editorial busca dar espaço para o debate de temas atuais da sociedade, seja através de discussões teórico-metodológicas, seja de resultados de pesquisas fundamentados teórica e metodologicamente, resenhas e notas de pesquisa. A proposta é de alternar edições de temas livres e dossiês temáticos, que serão definidos à medida que surjam demandas consistentes no meio acadêmico.

 

No segundo número de 2017, publicaremos um dossiê temático “Infância, Educação e Sociedade”, buscando articular questões pertinentes ao campo dos estudos da infância e sua interface com a educação e a sociedade.
Os estudos da infância são um campo de pesquisa emergente que entrelaça discussões epistemológicas, sociológicas, psicológicas, históricas, filosóficas, entre outras, propondo a desconstrução da naturalização presente no paradigma tradicional da infância como etapa universal da vida humana. Nessa perspectiva, as crianças são percebidas como ativas e interativas em uma ordem social, sendo portanto, sujeitos de direito e a infância passa a ser uma categoria estrutural da sociedade.

 

Os artigos enviados para esse dossiê devem seguir as normas da revista e serem submetidos diretamente, até 15 de outubro de 2017 para seguir o processo de avaliação ordinária da revista. As informações referentes às normas e aos procedimentos de avaliação encontram-se no site (http:// https://periodicos.fundaj.gov.br/CAD).