Histórico do periódico

A revista Cadernos de Estudos Sociais é uma publicação semestral da Fundação Joaquim Nabuco. Desde 1985 a revista vem sendo publicada pela instituição. O foco de sua política editorial é a divulgação permanente de trabalhos de excelência em seu campo de conhecimento, nas principais vertentes contemporâneas da área interdisciplinar (ciências sociais e humanidades), de autores nacionais e internacionais. A proposta é de alternar edições de temas livres e dossiês temáticos, que serão definidos na medida em que surjam demandas consistentes no meio acadêmico.
O objetivo é divulgar artigos originais de caráter interdisciplinar com ênfase na área de ciências sociais, por meio de temas referentes a educação, sociologia, ciência política, antropologia, economia, administração, demografia, estatística e história. A CES é uma revista aberta à colaboração de pesquisadores de universidades e instituições de pesquisa do Brasil e do exterior. Sua linha editorial busca dar espaço para o debate de temas atuais da sociedade, seja através de discussões teórico-metodológicas, seja de resultados de pesquisas fundamentados teórica e metodologicamente, resenhas e notas de pesquisa. São bem recebidos trabalhos que tragam estudos comparativos entre o Brasil e outros países, em um diálogo interdisciplinar, nos campos de conhecimento das ciências sociais e humanas. Por isso, a CES não é uma revista de caráter institucional, mas focada no debate social e cultural internacionalizado.

O processo de avaliação de artigos é feito por pares, realizado por corpo de pareceristas previamente convidado e de reconhecida importância no campo das ciências sociais e humanas. As chamadas para publicação são feitas por editais, mas mantém-se também uma política de recebimento em fluxo contínuo, através do sistema de submissões online, por meio de cadastro pelo portal da revista. Periodicamente, serão lançados editais para números temáticos. Em caráter especial, algumas edições podem ser feitas exclusivamente com autores convidados, com reconhecido saber nas áreas em que atuam. Nestes casos, poderemos convidar professores e pesquisadores como editores ad hoc. A edição poderá ser especial temática na íntegra ou compor um dossiê de uma edição regular. A revista tem versão em PDF (em processo de editoração) e versão online definitiva.